quarta-feira, 16 de março de 2011

Como Escolher os Caminhos da Vida - Parte 1

Leitura Bíblica: Salmos 32:8: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que dever seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.”




Umas das constantes necessidades de todas as pessoas é a orientação para tomar decisões, para decidir que rumos tomar, que caminhos seguir na vida, diante de encruzilhadas, diante de problemas, diante de bifurcações de caminhos, ou opções.

Que caminho eu devo seguir? Que decisões tomar? São perguntas feitas pelos jovens na escolha da carreira profissional, na escolha do casamento, nas diversões, no procedimento em relação a outras pessoas e diante dos problemas e tentações. As mesmas perguntas são feiras pelos adultos e pelos idosos durante todas a vida.

Dependendo de uma decisão, da escolha de um caminho podemos alcançar a felicidade ou o infortúnio.



Não se pode esperar chegar ao lugar certo, se iniciarmos entrando por um caminho errado.



Basicamente, há dois caminhos fundamentais na vida. Jesus ensinou que há o caminho estreite, que conduz à vida, e o caminho largo, que conduz à perdição. A escolha fundamental que toda pessoa precisa fazer é de natureza espiritual: escolher o caminho estreito, da fé e submissão a Jesus Cristo, para que seja salvo e tenha a vida eterna.

Mas, mesmo para os que já fizeram essa escolha, continua havendo a necessidade de escolhas constantemente em toda a vida nas confrontações com dilemas, problemas da vida, situações difíceis e conflitantes.

Há três critérios para se escolher um caminho, ou seja, tomar uma decisão:

1 – Olhando com os próprios olhos,

2 – Olhando pelos olhos de outras pessoas, e

3 – Olhando pelos de Deus.



No texto lido, Deus nos diz que Ele mesmo nos orientará sobre o caminho que devemos seguir, e promete nos guiar com os Seus próprios olhos.



Continua...

Um comentário:

  1. Muito bom, Régis!
    Bom saber também que vocês, mesmo depois da escolha pelo caminho estreito estão tentando manter os olhos em Deus e acertar cada vez mais os caminhos como família.
    Acho que esse texto reflete a tua escolha atual com relação à tua vida espiritual, certo?

    ResponderExcluir