sábado, 30 de abril de 2011

Como escolher os caminhos da vida - Parte II

1. TOMAR DECISÕES PELOS PRÓPRIOS OLHOS

     Quer dizer, decidir pelo que se pensa, pelo que analisa, pelo que entende, pelo que prefere, pelo que vê ou pensa ver e pelo que se deseja. É uma decisão perigosa, porque cometemos erros fatais.
     A respeito disto, a Bíblia ensina:

1) "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbios 14:12).
     Interessante este texto: Fala de um caminho só: uma decisão singular. E o fim desse caminho são caminhos, isto é: o caminho escolhido vai gerando muitos outros caminhos, todos eles de complicação. É como a Bíblia diz: "Um abismo chama outro abismo".
     Somos influenciados por impulsos, por paradigmas inculcados em nossa mente pela educação na infancia, por ilusões internas e pelas produzidas pela propaganda, pelas fantasias, medos, euforia, pelas concupiscências e pelo orgulho.

2) Nosso coração é imperfeito, para fazermos escolhas: "enganoso é o coração mais do que todas as coisas; e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" (Jeremias 17: 9,10)
     
3) Agimos com egoísmo, fixamos alvos falsos ou secundários, ou pecaminosos, os amamos desejamos, e entramos pelos caminhos pelos quais os queremos alcançar.
      Jesus ensinou: "Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração." (Mateus 6:21); e o apóstolo João diz: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo; se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência. Mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" (1 João 2: 15-17).

4) Um exemplo bíblico de escolha pelos próprios olhos é o de Sara: Ela escolheu sua própria estratégia para que Abraão tivesse um herdeiro, e o resultado foi o drama da família, de conseqüência para toda a humanidade através da história: a formação de um povo inimigo de Israel, e, agora, inimigo dos cristãos: os descendentes de Ismael.

5) Outro exemplo é o de Ló: Diante do desentendimento que houve entre os pastores de Ló e de seu tio Abraão, por causa de pastagens, Ló decidiu se separar de Abraão. Este, generosamente, deixou com ele a escolha: se você escolher a esquerda, vou para a direita; se escolher a direita, vou para a esquerda. Ló, então, fez sua escolha. Está em Gênesis capítulo 13, versículos 10e 11: "E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, que era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a capina do Jordão e partiu Ló para o Oriente, e apartaram-se um do outro".
      Todos nós sabemos qual foi a conseqüência desta escolha. Ele meteu-se numa cidade tão depravada, que Deus a destruiu pelo fogo. Ló e sua família tiveram que ser retirados pelo anjo às pressas, levando somente a roupa do corpo; perderam casa, perderam os bens, e perderam até mesmo a esposa e mão, que foi transformada em uma estátua de sal aos seus olhos. Pensou ter feito uma boa escolha; mas tinha escolhido o caminho cujo o fim eram caminhos da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário