terça-feira, 6 de julho de 2010

O TEMPLO

Nos primórdios, o encontro com Deus era feito no Tabernáculo, que era um Templo usado pelos Israelitas quando caminhavam pelo deserto. De fato, o Tabernáculo era uma tenda, o Templo onde havia o encontro com Deus.

No Tabernáculo havia o lugar santo onde o povo ficava e o lugar santissimo onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano para fazer o que se chamava a expiação do pecado do povo. No lugar santíssimo ficava a Arca da Aliança, onde se fazia a expiação do pecado do povo, onde o sangue de cordeiro ou ovelha era derramado na sua tampa, chamada Propiciatório, para que o povo tivesse aplacada a ira de Deus pelo seu pecado.

Na verdade, o Propiciatório significou na época o mesmo que a Cruz de Cristo, onde Ele pagou o perdão pelos nossos pecados, com o seu sangue, como o Cordeiro de Deus.

O sumo sacerdote entrava no Tabernáculo, no Templo, uma vez por ano para expiar, aplacar nosso pecado. Na Cruz, Jesus Cristo expiou, pagou nossos pecados até o fim dos tempos, quando virá julgar os vivos e os mortos.

Portanto, o Tabernáculo era um Templo onde Deus estava sempre presente e, com certeza era um lugar sagrado, onde havia adoração, submissão, reverência, culto, silêncio em respeito à presença de Deus.

Quando o Templo definitivo foi construído em Jerusalém, as práticas continuaram mas, já não havia o mesmo respeito, aquêle original do Tabernáculo e Jesus indo à Jerusalém se aborreceu com o que viu no Templo e no seu entorno. Encontramos o mesmo assunto abordado em várias passagens da Bíblia:

Em João 2:
13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.


Em Mateus 21:
12 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e
derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
13 e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.


Em Marcos 11:
15 Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas;
16 e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio;
17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.


Em Lucas 19:
45 Então, entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam,
46 dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores.


A Biblia, a Palavra de Deus é Eterna, não pode ser interpretada sob o pretexto do modernismo, o que lamentavelmente hoje vemos ocorrer no seio das Igrejas.

Observa-se que dentro dos Templos:

• Não há respeito à Deus pela ausência de silêncio, adoração, reverência, culto.
• Não há respeito pelos irmãos que querem orar, reverenciar, adorar, cultuar

Tem sido comum a prática de levar o mundo para dentro dos Templos:

• Músicas e cantores que imitam o que há no mundo, sob o nome de ”louvores”
• Espetáculos, shows, jograis, tudo com o fim de enaltecer pessoas
• Anúncios de vendas de alimentos, guloseimas, etc, sob pretexto de beneficiência
• Assembléias, reuniões, onde se discutem práticas, procedimentos, etc,da Igreja.


Jesus Cristo se aborreceu com tudo o que de pecaminoso havia se estabelecido na entrada do Templo, incluindo o comercio, o que o fez pôr abaixo tudo o que lá havia.

O povo de Deus tem que refletir e se consertar, mudando as atitudes no Templo para que o mesmo seja Purificado em Honra e Glória à Deus, antes que Jesus volte, dessa vez não mais para se aborrecer com as práticas do pecado no Templo mas, para julgar os vivos e os mortos.

Oremos para que os pastores, tenham a Sabedoria Divina para não permitir que tais pecados proliferem nos Templos.

2 comentários:

  1. Esse assunto no agrada alguns irmos, inclusive pastores mas, a Bblia muito clara. Ela eterna, portanto, seus preceitos no podem ser mudados por conta do modernismo. Se Jesus decidisse ir a algum templo nos dias de hoje, certamente faria o mesmo que fez no passado. Precisamos viver o Evangelho em Esprito e Verdade. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explicação inicial sobre o que é Tabernáculo. Eu nem fazia ideia!hahah

    Além disso, realmente temos muito a aprender com os ensinamentos que nos foram deixados sobre Jesus. Um grande homem, e nosso salvador!

    ResponderExcluir